O Forte Marechal Luz

Conheça o Forte Marechal Luz em São Francisco do Sul

Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Forte Marechal Luz, fica a 15 km do Centro Histórico da Ilha de São Francisco, e constitui-se num dos pontos de mais rara e expressiva beleza do litoral norte catarinense.

A fundação do forte ocorreu durante o ano de 1909, sobre as ruínas do antigo forte, visando a fortificação militar daquela região.

Visto de longe, ao fim de tarde, com suas casa claras, tingidas de tons alaranjados, contrastando com o mar, praia e a belo fundo florestal, o Forte Marechal Luz lembra-nos as telas de Monet, Gauguin e outros pintores da Escola de Port-Aven.

Excursionando forte a dentro, os turistas trilharão por uma estrada de barro, que dá acesso ao Morro João Dias, onde em seu topo, encontra-se uma bateria de artilharia de costa, composta de 04 canhões, que possibilitariam a defesa de costa em caso de situações belicosas, dado o caráter de instabilidade política mundial daquela época.

A bateria anteriormente mencionada, é palco, todos os sábados pela manhã no horário das 8h, da troca da bandeira, efetuada pela guarnição de serviço, com trajes de época, que efetuam uma salva de disparos de canhão.

A visitação às instalações do Forte Marechal Luz necessita de consulta prévia à guarnição militar, dada a existência de horários e locais definidos para visitação.

Compartilhe