Inicia-se a aventura humana, alimentando-se de raízes e frutas, os primeiros humanos espalham-se e povoam a humanidade, devido o aumento populacional, escasseiam os alimentos e os mesmos abandonam seus hábitos sedentários, aventurando-se pelo mundo afora.
A evolução mostra toda a sua força, o homem domina o fogo, a agricultura é criada e inicia-se a domesticação dos animais, apesar de tudo, o homem procura novas fronteiras, deparando-se com a maior e mais aterradora que haviam visto; a vastidão do oceano.
Os corações e mentes, povoados de receios e temores , são substituídos pela audácia e curiosidade, e finalmente o homem lança-se ao mar, surgindo então as primeiras navegações, aventuras temerárias e perigosas, seguidas dos primeiros contatos entre os povos . Fruto da destreza e habilidade dos primeiros navegantes, a navegação firma-se como instrumento de comércio e por fim, dado o caráter instável das relações entre os povos surgem também naqueles tempos, as primeiras expedições comerciais, as armadas de guerra, e as primeiras invasões marítimas.
A navegação progride, novas terras são descobertas, entre elas o Brasil e posteriormente a Ilha de São Francisco, onde encontra-se localizado desde o ano de 1991, o MUSEU NACIONAL DO MAR, único do gênero na América do Sul, composto de um conjunto de núcleos, com uma área de 10.000 metros quadrados, inteiramente dedicados á pesquisa de acervos,incrementando , valorizando e divulgando a cultura ligada ao mar.